(11) 4177-1594 (11) 97270-0782
(11) 99226-5576 (11) 95442-9768
(11) 7701-5422
(11) 4177-1594 Vivo Fixo
(11) 97270-0782 Vivo
(11) 99226-5576 Claro
(11) 95442-9768 Tim
(11) 7701-5422 Nextel

Métodos

FASES DO TRATAMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

1ª FASE - MOTIVAÇÃO

2ª FASE - DESINTOXIÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

3ª FASE - REABILITAÇÃO

  • Esforços contínuos para aumentar e manter altos níveis de motivação para a abstinência e prevenir a recaída retorno ao uso das drogas e reabilitação neuropsicológica.
  • Trabalho de ressocialização cujo objetivo é ajudar o paciente a reajustar-se a um novo estilo de vida livre das drogas. Apoio familiar.

PROGRAMAS TERAPÊUTICOS

12 passos

DOZE PASSOS

(Twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por William Griffith e Doutor "Bob" Smith, inicialmente para quem está com problemas em álcool e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de autoajuda para o tratamento para dependentes químico ou compulsões, sendo que è um processo de mudanças no campo espiritual e emocional.

Terapia Racional Emotiva

TRE – TERAPIA RACIONAL EMOTIVA

É colocar o indivíduo para pensar sobre suas emoções, ou seja, através de alguns conceitos, a terapia cognitiva colocando em práticas o indivíduo que toma conhecimento dos conceitos da TRE torna-se menos imediato em suas ações e com isso ele erra menos. Essa terapia recuperação física e psicológica para dependentes em álcool e drogas, faz com que o usuário pense antes de agir seus sentimentos antes que o mesmo se torne um comportamento/ação. Em tratamento, o adicto/alcoólatra aprende a ter um pensamento sobre o seu primeiro pensamento.

Terapia Individual e em grupo

TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO

O apoio terapêutico e psicológico para dependentes químicos pacientes motivam para a mudança de comportamento e aprendem a evitar a recaída e desenvolvem habilidades que contribuem para sua reintegração social e resolução de seus problemas pessoais. Trata-se, assim, de um instrumento fundamental para a modificação dos comportamentos inadequados que levam ao uso de drogas.

Vídeo Terapêutico

VÍDEO TERAPÊUTICO

Ajuda os pacientes em momento de transição de sentimentos, idéias e conceitos, aprender e aceitar as coisas como são e ajuda a ter esforço em seus desafios, seja em um filme, novela ou na vida real, pessoas que lutam pra sobreviver, que correm atrás do seu objetivo, tornando o seu esforço maior que simples pensamento, ou seja, em forma de ação.

Reunião Sentimento

REUNIÃO SENTIMENTO

O paciente começa expor seus sentimentos em grupo, ou seja, se está com problemas em drogas, dificuldades e sofrimentos relacionados ao consumo de substancias psicoativas, essas reuniões não permiti julgamento e outros pacientes podem ajudar aquele que esta partilhando, colocando suas opiniões e soluções ao seu sentimento em forma de identificação e exercitando a pratica de partilhar suas dificuldades na sala AA OU NA.

Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE

Neste momento os dependentes se unem para o fortalecimento espiritual de como ajudar no tratamento de um dependente químico. É sempre muito importante contar com o auxílio espiritual, pois fortalece a perseverança de cada paciente na busca pelo tratamento da dependência química bem como a recuperação efetiva.

Atividade Física

ATIVIDADE FÍSICA

A prática de atividades físicas, pois sabemos que elas são importantes para compor o tratamento para dependentes químico, pois mantêm a saúde em dia, no caso dos dependentes químicos, motiva e incentiva o trabalho em equipe além de ser um momento de lazer onde ele poderá interagir com os outros internos. Os residentes são motivados neste horário diário a praticarem esportes e recreação, fazendo uso da piscina, do campo de futebol .Estas atividades são de suma importância para a desintoxicação física, melhora do condicionamento físico e conscientização de trabalho em grupo, relação interpessoal e disciplina.

Laborterapia

LABORTERAPIA

A laborterapia possui uma profunda significação social no processo de recuperação física e psicológica para dependentes em álcool e drogas. No geral sabemos que o trabalho enobrece as pessoas, no caso dos dependentes, além de enobrecer, proporciona uma sensação de vitória, além da auto-realização em se cumprir um trabalho designado.

É um trabalho terapêutico ocupacional, no qual cada interno resgata valores pessoais. Trata-se de uma situação onde o interno será responsável por determinadas funções no que diz respeito à clínica de recuperação para dependentes químicos. Trabalha o caráter no que diz respeito à boa vontade, honestidade, cooperação, respeito e auto-estima. Além de facilitar o intercâmbio pessoal, dotado de sentimentos de comportamentos e valores, ainda sugere uma compreensão das características de personalidades associadas com comportamentos anteriormente problemáticos em ambiente de trabalho profissional do paciente, escola ou convívio social.

Observação

Após o ato da internação para viciados em drogas e álcool, é comum e freqüente que o dependente químico, nos primeiros meses, fase mais difícil do tratamento para dependentes químico, onde está sob os efeitos da abstinência, não está em seu “habitat” onde tinha acesso livre para fazer o que queria a hora que queria, está tendo de se habituar às regras de convivência, rotina, está em fase de aceitação de sua doença, está em fase de turbulência psíquica na busca de seu auto-conhecimento e conhecimento das conseqüências de seus atos, conflitos internos ante a intervenção psicológica que vai buscar os motivos que o levam ao uso de entorpecentes e treinar novos atos e pensamentos e tantas outras mudanças na vida do paciente, que é comum o mesmo, como sempre fazia, tentar manipular seus entes queridos e codependentes a fim de regressar à sua casa e voltar aos velhos hábitos e às velhas rotinas.

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.